O Grande Mercado dos Gases Industriais – Gases Itoupava

O Grande Mercado dos Gases Industriais - Gases Itoupava

Podemos afirmar que o mercado de produção de Gases Industriais ainda não possui o destaque que merece. Ele é crucial para o funcionamento das indústrias, exercendo papéis fundamentais em diversos setores, como na produção energética, na produção alimentícia, na criogenia e em muitos outros. Veja a seguir.

Setor Energético

Neste setor, o hidrogênio tem uma importante aplicação em processos de hidrocraqueamento catalítico. Ele auxilia na quebra de moléculas presentes na carga de gasóleo para obtenção de gasolina e GLP. O hidrogênio ainda pode ser usado para a produção de energia limpa por meio das células de combustível.

O Grande Mercado dos Gases Industriais - Gases Itoupava

Outro gás importantíssimo é nitrogênio, que pode ser obtido em estado líquido ou gasoso. No estado gasoso tem uso imprescindível em refinarias e petroquímicas, que necessitam de grande volume de N2 para a purga de oxigênio e umidade.

Aplica-se também o nitrogênio em processos de reformação catalítica, na etapa de pré-tratamento da nafta pesada para a obtenção de produtos de elevado índice de octanagem, e hidrocarbonetos aromáticos nobres. No setor de petróleo e gás o CO2 pode ser usado para o fraturamento hidráulico de poços de petróleo.

Setor Alimentício

O hidrogênio é utilizado no processo de hidrogenação das gorduras, quando a finalidade é atingir um maior ponto de fusão. Quando aplicado em óleos vegetais, esse processo resulta na transformação de um óleo líquido em um óleo semi líquido, como é o caso da margarina.

O Grande Mercado dos Gases Industriais - Gases Itoupava

O nitrogênio, por sua vez, é empregado na preservação do sabor dos alimentos embalados, evitando a oxidação. Também temos o sabor de sua batata Ruffles que depende da aplicação de nitrogênio.

Neste setor da indústria, emprega-se tanto o N2 líquido quanto o N2 gasoso, para o acondicionamento de alimentos, e para manutenção da temperatura adequada durante o período de armazenamento e transporte. O nitrogênio líquido tem sido um elemento bastante empregado na gastronomia molecular, para a produção de drinques, sorvetes e até mesmo carne.

Já o gás carbônico é usado na refrigeração de sorvetes, carnes e outros alimentos. Além de ser usado para o controle de temperatura dos produtos durante a etapa de armazenamento e transporte.

Criogenia

A criogenia, uma nova área da engenharia, é usada na indústria moderna para produzir temperaturas abaixo de -100ºC. O hidrogênio, o oxigênio e o flúor líquidos são utilizados como criogênicos em mísseis e projetos espaciais ou militares.

O Grande Mercado dos Gases Industriais - Gases Itoupava

A criogenia tem aplicações na propulsão de foguetes (projetos espaciais), no processamento eletrônico de dados, na fotoptica a infravermelho, no campo dos materiais magnéticos e no bombeamento a alto vácuo. Na indústria química, emprega-se a criogenia para a obtenção de nitrogênio e oxigênio; na metalurgia, para a produção do aço.

Outros setores

Outros gases difundidos nas indústrias são: o hélio, que é empregado nos tanques de mergulho, e também no enchimento de balões utilizados para eventos meteorológicos e de pesquisa; e o oxigênio, que possui aplicação na medicina, para o tratamento de insuficiência respiratória.

O argônio é empregado em aplicações de iluminação fluorescente e atua como protetor térmico não reativo em janelas de vidro duplo. Outros Gases Industriais menos conhecidos são o acetileno e aletileno, que possuem aplicações no tratamento metalúrgico.

O cenário atual do Mercado

Nos últimos anos, o Brasil viveu uma cruel crise econômica, que afetou diretamente o Mercado de Gás Industrial. Em grande parte, pelos escândalos envolvendo a Petrobrás. Porém, desde o final de 2018, este setor da indústria voltou a crescer, assim como a demanda por esse tipo de produto.

Segundo a FIESP, a produção de gás no Brasil deve aumentar em 80% até 2021. Essa alta influencia diretamente a indústria de gases, resultando no crescimento desse segmento em específico.

A recente fusão entre as gigantes Praxair (EUA) e a Linde (Alemanha) e sua expansão no Brasil é um perfeito exemplo de como o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo. E isso faz com que tanto as empresas brasileiras quanto as estrangeiras tenham que repensar seus modelos de negócios para continuarem ativas.

O Grande Mercado dos Gases Industriais - Gases Itoupava

Essa recente fusão, aprovada em junho do ano passado, deve movimentar bastante o merca. Todavia, as condições impostas pelo CADE garantem que a concorrência seja o mais positiva possível para a economia do país.

Analistas afirmam que tanto as empresas brasileiras quanto as estrangeiras estão otimistas em relação a este mercado, que conseguiu superar a crise vem apresentando sinais de crescimento.

Os Gases Industriais viraram sinônimo de superação depois de toda a turbulência passada nos últimos anos. Eles são considerados uma necessidade para muitos e um diferencial para outros.

Parece que o mercado tem percebido isso e busca os melhores fornecedores, por isso, a Gases Itoupava segue forte, com um lugar de destaque no Mercado do Sul do país. Confira abaixo o que essa empresa tem a lhe oferecer!

Fontes:
Conselho Regional de Química 4ª Região
Blog Química Volátil
BetaEQ
EXAME.com

 

O Grande Mercado dos Gases Industriais - Gases Itoupava

Gases Itoupava está presente no comércio de Gases Especiais, Industriais e Medicinais desde 2000. Sendo que a sua especialidade é o fornecimento de Gases Industriais como o acetileno, oxigênio, nitrogênio, argônio, misturas, hidrogênio, hélio e gás carbônico.

Ela também fornece Gases Especiais preparados para uso específico e Gases Medicinais que incluem o oxigênio, óxido nitroso, ar comprimido, nitrogênio e gás carbônico.

Conheça neste link todas as informações de contato da Gases Itoupava, empresa parceira do Catálogo Empresarial CREA-SC.

Matéria escrita por: Felipe Nascimento

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *