Os cuidados com a segurança ocular – Ambientec

Os cuidados com a segurança ocular - Ambientec

Fonte: Freepik

As causas de acidentes que acometem os olhos estão comumente relacionadas a locais de trabalho que agregam uma quantidade expressiva de maquinários e cujos ofícios envolvem o manuseio de produtos químicos, como é o caso das siderúrgicas, as indústrias químicas e têxteis. Em todos os casos, há a aplicação de treinamentos que abordam os principais mecanismos de prevenção contra quaisquer tipos de malefícios à saúde física e emocional dos colaboradores.

Os olhos são um dos órgãos mais sensíveis do corpo humano, levando, então, a uma exposição mais vulnerável em ambientes de grande aparato industrial e químico, e onde se executa serviços como pintura e funilaria. No entanto, o uso adequado dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) é um ponto-chave para que os riscos contra a saúde ocular sejam reduzidos. Alguns dos equipamentos de segurança mais comuns e destinados à proteção dos olhos são: as máscaras de proteção, extremamente eficazes para barrar o contato com fuligens ou fagulhas de solda; os óculos de proteção contra impactos e luminosidade excessiva; e os óculos específicos para trabalhos em setores de emissão de raios ultravioleta.

Para a eficácia completa dos aparelhos de segurança, é necessário que sejam feitas algumas adequações às necessidades do funcionário. Isso abarca a inclusão de óculos de grau no sistema de almoxarifado das empresas, destinada aos trabalhadores com deficiências oculares de maior ou menor grau, como a miopia e hipermetropia. Junto a isso, deve ser feita a verificação mensal dos EPI’s, a fim de conferir se os apetrechos estão sendo adequadamente preservados, e se o padrão de qualidade dos utensílios permanece a mesma.

A magnitude e importância do funcionamento dos olhos para o cotidiano dos indivíduos é reconhecida no dia 10 de julho, data onde se é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular, ocasião imprescindível para valorizar a integridade física dos olhos, e para alertar aos setores de segurança das empresas sobre como esse tema é um assunto que deve ser tratado como prioridade no núcleo administrativo das companhias.

Conheça neste link todas as informações de contato da Ambientec, empresa parceira do Catálogo Empresarial CREA-SC.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *