Nema Eletrotécnica: O que são os grupos geradores de energia e como funcionam?

Os grupos geradores de energia são equipamentos de médio e grande porte utilizados para a conversão da energia mecânica, química ou outra forma de energia em energia elétrica. Eles fornecem energia sempre que ocorrem falhas ou oscilações no abastecimento da rede elétrica, garantindo maior segurança e comodidade para clientes, funcionários, moradores e usuários de diferentes setores e ambientes.

Por conta da sua importância, o grupo gerador de energia é fabricado com estrutura robusta, motor para acionamento automático e tanque de combustível para alimentação do motor. Ele deve estar sempre preparado para ter um altíssimo desempenho, garantindo a segurança durante todo o seu processo de funcionamento.

Embora possa ser utilizado em todo tipo de empreendimento, esse é um aparelho indicado especialmente para locais que não podem ficar sem energia elétrica nem por um minuto, como hospitais, escolas, aeroportos, grandes eventos, supermercados, condomínios comerciais e residenciais, centros de convenções, indústrias em geral, área rural, entre outros.

Sendo assim, podemos dizer que existem três razões principais para que pessoas e empresas adquiram grupos geradores de energia:

  1.  Indisponibilidade ou ausência de uma rede de energia elétrica pública;
  2. Potência da rede de energia elétrica existente ser inferior à potência necessária;
  3. Proteção contra a possibilidade de falha da energia elétrica proveniente da rede, periódica ou prolongada, a qual poderá causar perdas econômicas, perdas de potência, ausência de iluminação, perda de equipamento de suporte à vida, perda de produção, perda de informação armazenada, perda de produtos, stocks ou mesmo vidas.

Como funcionam os grupos geradores de energia?

Os geradores de energia apresentam características que convertem a energia mecânica em energia elétrica. Baseado no fenômeno da indução eletromagnética o dínamo gerador de corrente contínua, funciona convertendo a tal energia mecânica contida na rotação do eixo em intensidade de um campo magnético produzido por um imã, o girar do rotor induz uma tensão nos terminais dos enrolamentos, onde conectados a cargas levam a circulação de correntes elétricas.

Existem quatros tipos de alternadores (geradores) que convertem a energia mecânica em energia elétrica, são eles Gerador de Corrente Contínua, Gerador de Indução, Gerador Síncrono e Motores Elétricos, eles apresentam voltagens e tensões diferentes. Os Grupos Geradores são constituídos por um alternador, acionado por motor de combustão, sendo este alimentado por combustível (óleo diesel, gás natural, biogás e outros).

Apesar de possuírem grande porte e potência elevada, os grupos geradores produzem ruído baixíssimo, possibilitando conforto para ambientes que precisam de tranquilidade, como escolas, creches e hospitais.

Uma das tarefas mais importantes quando da elaboração de projetos de construção em geral é assegurar um suprimento de energia confiável. Grupo Gerador é elemento-chave em qualquer projeto.

 

Nema Eletrotécnica

Os 30 anos de experiência da Nema Eletrotécnica comprovam a consolidação e competitividade conquistada. Hoje, a empresa possui uma loja de revenda, uma unidade de produção, uma unidade de montagem de quadros elétricos, serviços de instalações elétricas em campo, assistência técnica e fabricação de grupos geradores.

Seu parque fabril possui mais de cinco mil metros quadrados de extensão e mais de setenta colaboradores, além de toda estrutura voltada para a qualidade dos produtos e serviços. A Nema tem sua atuação voltada ao comércio de material elétrico de alta e baixa tensão. Sendo uma das maiores revendedoras de Santa Catarina, de produtos elétricos, ainda se destaca pelos serviços de montagens de quadros elétricos, serviços de instalações elétricas e fabricação de Grupos Geradores.

A Nema é a revendedora integrada WEG, sendo esta sua maior parceira ao longo dos seus trinta anos de história. Esta parceria é sinônimo de qualidade, credibilidade e responsabilidade social!

Sua equipe foi treinada nas fábricas e nos centros de treinamento da empresa WEG, bem como nas escolas de engenharia e técnicas de nosso estado. Isso tudo faz com que a Nema seja capaz de atender de forma eficiente todas as regiões do país, com todos os profissionais treinados com a Norma NR-10, oferecendo assim um serviço de excelência.

Com esse know-how já apresentado, a Nema Eletrotécnica executa instalações elétricas de comando de força, iluminação e montagens eletromecânicas em obras industriais e comerciais com uma ótima equipe de eletricistas, garantindo assim a qualidade dos serviços prestados e dos materiais empregados.

Fazem parte das instalações os seguintes itens:

– Subestações transformadores de até 25 KV;
– Subestações blindadas industriais e comerciais;
– Instalações e montagens de equipamentos;
– Sistema de proteção contra descargas atmosféricas;
– Instrumentos e controle de processos industriais e sistemas de alarme de incêndio;
– Instalação de Bancos de Capacitores para correção do fator potência;
– Sistema de Gerenciamento de Energia Elétrica.

 

Nema Energy

Em 2009, a empresa criou a divisão Nema Energy e iniciou a fabricação de Grupos Geradores a diesel, atendendo todo o mercado Nacional. Com potências de 40 kVA á 700 kVA, os seus Grupos Geradores são equipados com motores da marca SCANIA e PERKINS, Alternadores WEG e Automação com os Controladores de cargas da COMAP.

Todos os motores trabalham com rotação nominal de 1800 rpm, sistema de refrigeração à água com radiador, sistema de proteção com parada automática por baixa pressão do óleo e alta temperatura da água.

Outras características dos seus Grupos Geradores:

  • Alternadores tipo Brushless sem escova
  • Tanque de combustível
  • Baterias com cabos e terminais
  • Jogo de amortecedores e vibração
  • Manuais de operação e manutenção do equipamento

Aqui neste link você encontra as informações de contato e a localização da Nema Energy, nossa empresa parceira dos Portais de Negócios do CREA-SC e CADASTRO EMPRESARIAL SC.

Nema Energy, uma empresa registrada no CREA-SC.

 

Fonte:
Indústria Hoje

 

Matéria escrita por:

Felipe Nascimento

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *