Lajes Continente: Uma alternativa sustentável para o seu projeto chamada Telhado Verde

Calor excessivo, enchentes, poluição do ar e muitos outros problemas têm assolado os moradores dos grandes centros urbanos. Os responsáveis pela administração de algumas cidades têm se preocupado cada vez mais com estes problemas. Leis estão sendo criadas para diminuí-los e vantagens estão sendo oferecidas aos que adotam um estilo de vida mais sustentável.

Copenhague, a capital da Dinamarca, tornou-se referência neste assunto. A meta da cidade, que já é mundialmente conhecida como referência em mobilidade urbana, é cobrir de vegetação os terraços das cidades com o objetivo de ser “carbono zero” até o ano 2025.

Imagem: EcoDesenvolvimento

 

Lá em Chicago já foram construídos telhados verdes em diversos edifícios. Só no teto da prefeitura há mais de 20 mil plantas, de mais de 150 variedades, incluindo 100 arbustos, 40 trepadeiras e 2 árvores. A cidade está monitorando a temperatura, a chuva e a velocidade e direção do vento, o que vai ajudar a avaliar como o telhado verde tem contribuído para a qualidade de vida na cidade.

Imagem: Sustentarqui

 

Também existem prefeituras brasileiras que legislam especificamente para beneficiar quem opta por este tipo de cobertura com abatimento nos impostos, já que a presença dos telhados verdes promove um melhor controle de temperatura na cidade, filtrando o ar e combatendo as ilhas de calor.

 

Ao fazer uma análise dos benefícios para a sua casa, podemos destacar vários itens. Veja a seguir.

 

Os principais benefícios do telhado verde

Esteticamente, ter um gramado ou um jardim decorando a cobertura de sua casa, traz uma aparência mais simpática (e um tanto elegante) ao seu lar. Este belo recurso também ajuda a reter a água da chuva, de modo que esta não caia direto nas galerias urbanas, aliviando possíveis enchentes na sua região.

O telhado verde também melhora o controle de temperatura interna do ambiente, pois ele absorve até 90% mais calor que os sistemas convencionais, fazendo com que este não seja propagado para o interior da construção. A cobertura com plantas oferece ainda uma acústica melhor ao interior da residência, filtrando os ruídos externos.
Este tipo de cobertura é incrivelmente linda e sustentável, porém, para que a estrutura da sua casa não seja danificada, são necessários alguns cuidados antes e depois da instalação do telhado verde.

 

Cuidados na preparação da sua laje
A cobertura verde pode ser usada em construções com estruturas de metal, de concreto e de madeira, porém, o tipo de material utilizado na estrutura não deve ser a sua única preocupação, é necessário conferir os seguintes itens:

  • Resistência da estrutura
  • Impermeabilização
  • Camada de drenagem da água de mais ou menos 7cm
  • Camada de substrato de acordo com a vegetação desejada
  • Tipo de vegetação de acordo com a luz recebida e o uso do ambiente
  • A utilização de manta permeável protetora sob as raízes das plantas

 

Se você estiver reformando sua residência e tem o interesse em construir um telhado verde, será necessária uma verificação das condições da estrutura de sua residência. Assim, um engenheiro civil poderá avaliar se a sua casa tem capacidade para receber as cargas de um telhado verde.
Caso você ainda esteja na fase de projetos você não terá nenhum tipo de problema, é só informar o desejo de ter um telhado verde e isto será considerado no dimensionamento das lajes e vigas da sua residência.

Procure por empresas responsáveis, que ofereçam as melhores soluções. Para o projeto e a construção de uma laje segura, nossa indicação é a Lajes Continente, uma empresa que já está há mais de 30 anos no mercado.

 

Lajes Continente: sua obra, nossa responsabilidade

A primeira fase da empresa foi iniciada em 1984, na região de São José, sendo uma das pioneiras no segmento de pré-fabricados. Já em fevereiro de 2014, no Jardim Atlântico (Florianópolis), iniciou-se um novo ciclo, quando o fundador da Lajes Continente transferiu todo o projeto para um jovem empreendedor.

Através da sociedade entre pai e filho, a Nova Lajes Continente tem o objetivo industrializar e comercializar artefatos de cimento e seus produtos completivos. Com mais de 50.000 mil clientes cadastrados e atendidos em toda a Região da Grande Florianópolis, eles oferecem o que há de melhor em lajes treliçadas e pré-moldadas comuns.

 

Política de Qualidade:

Visando fornecer mais segurança e qualidade em seus produtos, a empresa dispõe de um engenheiro civil em horário comercial diariamente, o qual analisa e elabora detalhamentos conforme a necessidade de cada um dos projetos, antes que sejam fornecidos os materiais, tomando como base as normas gerais do CREA.

 

Principais produtos:

  • Lajes pré-moldadas comuns
  • Lajes treliçadas
  • Caixas de luz de concreto
  • Enchimento EPS
  • Malhas de distribuição (telas)
  • Enchimento cerâmico

 

Aqui neste LINK você encontra as informações de contato e a localização da Lajes Continente, nossa parceira, registrada no CREA-SC.

Fontes:

 Homify / Ecoeficientes / Engenhariaconcreta.com / Programa Cidades Sustentáveis / Eco Desenvolvimento

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *