Fire Show 2018: conscientização e novidades na prevenção e combate à incêndios – Orbital Engenharia

Fire Show 2018: conscientização e novidades na prevenção e combate à incêndios - Orbital Engenharia

Fonte: Fire Show

No Brasil, o assunto incêndio começou a ganhar mais atenção por parte das autoridades a partir da tragédia na boate Kiss, ocorrida em janeiro de 2013.

Nesse acidente, lamentavelmente, 242 jovens morreram e mais de 600 ficaram feridos.

Recentemente, o Brasil sofreu ao saber que quase todo o acervo do Museu Nacional no Rio de Janeiro foi destruído por um incêndio de graves proporções.

No intuito de estabelecer regras gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndios, em março de 2017 foi sancionada a Lei Kiss.

Por outro lado, iniciativas privadas também vêm contribuindo para ajudar na prevenção de incêndios, trazendo informações, soluções e novidades quando o assunto é segurança.

Um exemplo dessa iniciativa é a Fire Show, uma feira internacional que aconteceu em São Paulo no início de outubro de 2018 apresentando novidades na área de segurança e proteção contra incêndios.

Continue lendo nosso post e saiba mais sobre a feira e as novidades apresentadas!

 

Sobre a Fire Show


Realizada a cada dois anos, a Fire Show acontece na cidade de São Paulo, simultaneamente com a FISP, a Feira Internacional de Segurança e Proteção.

Em sua 13ª edição reuniu mais de 700 empresas e recebeu mais de 40 mil visitantes.

A feira, nos seus 3 dias de permanência, apresentou palestras com os mais variados temas e expositores especializados, bem como trouxe novidades em produtos, serviços e tecnologias tanto na área de resgate, como para prevenir incêndios.

 

O crescimento do mercado de segurança contra incêndios


Segundo
Ademir Santos, supervisor de Treinamento da Honeywell para a América Latina e um dos palestrantes do evento, o Brasil ainda não tem uma cultura de segurança quando o assunto é prevenção de incêndio, se comparado, por exemplo, com os Estados Unidos.

De qualquer forma esse mercado vem crescendo e a Fire Show e a FISP trouxeram o que existe de mais moderno em relação à segurança e proteção contra incêndios.

E essas novidades foram apresentadas nos mais variados segmentos e entre eles podemos citar:

  • Novidades para as linhas de roupas especiais;
  • Acessórios para proteção do rosto;
  • Luvas de segurança para os mais diversificados setores;
  • Calçados especiais;
  • Cintas ergonômicas;
  • Cremes de proteção.

Todas as novidades acima, e muitas outras, foram apresentadas para um público visitante de 40 mil pessoas, na maioria, bombeiros, cipeiros, compradores, profissionais socorristas e outros presentes no evento.

Fire Show 2018: conscientização e novidades na prevenção e combate à incêndios - Orbital Engenharia

Fonte: Fire Show

Em paralelo aconteciam palestras dos mais variados temas, abordando desde as normas a serem respeitadas, como lançamentos de equipamentos.

O evento também contou com demonstrações de salvamento em acidentes de carro, pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo.

Entre as novidades tecnológicas apresentadas no evento destacamos o robô Unidroid.

 

O robô Unidroid


O Unidroid, um robô de combate a incêndio, foi desenvolvido pela empresa brasileira de mesmo nome: a Unidroid.

Fundada em 2012, vem se destacando pela criação e desenvolvimento de unidades robóticas de combate a incêndios.

Fire Show 2018: conscientização e novidades na prevenção e combate à incêndios - Orbital Engenharia

Fonte: Época Negócios

Trata-se de uma máquina robusta e programada para suportar até 600 graus Celsius, ideal para ajudar no combate à incêndios de grandes proporções, como os fogos causados por produtos químicos ou vazamentos perigosos.

Ele deve ser acionado antes mesmo da brigada de incêndio chegar no local.

Controlado por rádio, chega a distanciar-se até 600 metros do seu operador, o que garante uma maior segurança humana no ambiente, além disso, borrifa até 8 mil litros de água por minuto.

O Unidroid tem um sistema de vídeo térmico em alta definição, com tela de 7 polegadas, que ajuda a controlar a sua posição. Possui também iluminação de LED que facilita a sua visualização em ambientes com muita fumaça ou neblina.

 

Esguicho Fog Hog 1000


Uma outra novidade também apresentada por uma empresa brasileira, a GPM Brasil, foi o esguicho Fog Hog 1000.

Esse esguicho foi desenvolvido para ser utilizado em canhões monitores fixos ou portáteis, possibilitando alterar o jato, podendo ser sólido ou neblina, sem alteração de vazão, pois possui um difusor no bocal.

Seu bocal é protegido com borracha, é dotado de manoplas no corpo do esguicho, o que permite a regulagem do jato e apresenta excelente resultado com solução de espuma AFFF.

O produto foi desenvolvido para combater incêndios em indústrias ou locais de grande porte e que apresentam grandes índices de periculosidade.

Agora que você conheceu alguns detalhes sobre a Fire Show 2018 e precisa garantir seu patrimônio e a segurança das pessoas que estão a sua volta, em relação a combate contra incêndio, contate a Orbital Engenharia para proteger-se!

Fontes:
Business Leaders
Revista Incêndio
Fire Show

Fire Show 2018: conscientização e novidades na prevenção e combate à incêndios - Orbital Engenharia

A Orbital Engenharia e Sistemas Preventivos é uma empresa que tem como foco principal o segmento de sistemas e medidas de segurança contra incêndio e pânico.

Seu diferencial está no forte compromisso em atender de forma eficiente o cliente, proporcionando segurança, aliada com qualidade no serviço executado.

Para isso a Orbital Engenharia e Sistemas Preventivos conta com uma equipe qualificada e em contínuo treinamento com o objetivo de aplicar tecnologias de ponta com excelência nas boas práticas da engenharia.

Conheça neste link todas as informações de contato da Orbital Engenharia, empresa parceira do Catálogo Empresarial CREA-SC.

Matéria escrita por: Marlete Lopes

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *