Evolução do Aço Inox: A Fusão de Durabilidade e Estética – Continente Inox

Evolução do Aço Inox: A Fusão de Durabilidade e Estética - Continente Inox

Desde que nós, seres humanos, deixamos de ser nômades e nos fixamos em cidades, temos buscado as melhores matérias-primas para a construção. Já utilizamos barro, madeira, cimento e muitos outros recursos. Um dos mais famosos é o aço, uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono.

Nessa liga metálica, o ferro é o principal componente. A origem do metal é controversa, não há um consenso entre os historiadores. Alguns afirmam que a siderurgia teve início por volta de 4500 A.C. Outros dizem que o ser humano começou a forjar metais em cerca 6000 A.C.

Já a fabricação do aço, propriamente dito, remonta ao século XVIII A.C, com a descoberta artefatos de aço encontrados no Egito e na Turquia. Com o passar dos séculos, diversas técnicas foram desenvolvidas para o aprimoramento dos metais.

Um método chamado de forja catalã, que remonta do período pós-romano, foi primordial para o avanço tecnológico e, sobretudo, da evolução dos metais. Esse método era conduzido por meio de lareiras de pedras e foles manuais.

A partir de 1444, os minérios de ferro passaram a ser fundidos em grandes fornos, até se tornarem líquidos. Durante a Revolução Industrial, no século XVIII, o ferro e o aço se tornaram matérias de suma importância para a economia e para infraestrutura das nações que as produziam.

O ferro, que até então era pouco utilizado na construção civil, ganhou notoriedade. Tudo isso, graças às suas inúmeras vantagens em relação aos outros materiais. O sucesso foi tanto que, durante o século XIX, surgiu a chamada “arquitetura do ferro”.

Ele era usado para diversos fins. Chegou-se a pensar que o ferro viria substituir quase todos os materiais até então existentes. Inclusive, em Londres, foi testado um tipo de pavimentação composta por esse material, mas o experimento não obteve muito sucesso.

Após esse período, o aço começou a ganhar um grande destaque, principalmente por conta da sua versatilidade. Pois a sua composição pode ser alterada em função do interesse de sua aplicação final. É possível alcançar diferentes graus de resistência mecânica, soldabilidade, ductilidade e resistência à corrosão.

O aço resistente à corrosão é chamado de aço inoxidável, ou simplesmente, aço inox. Esse tipo de aço possui uma grande resistência à corrosão atmosférica, pois quando é fundido com outros metais, como o Cromo e o Níquel, fica menos reativo.

Sua grande resistência a oxidação fez com que ele se difundisse na indústria, no comércio, na construção civil e até mesmo na decoração. No Brasil ele já é produzido e utilizado há alguns anos, mais precisamente, desde o século passado.

A chegada do aço em terras brasileiras

Podemos afirmar que a história do aço inox teve início com a fundação, em 31 de outubro de 1944, da empresa Acesita – Companhia Aços Especiais de Itabira, em Minas Gerais, a primeira e, até hoje, única fábrica de aço inox da América Latina.

Evolução do Aço Inox: A Fusão de Durabilidade e Estética - Continente Inox

Fonte: Tanque de Aço Inox

 
Seus fundadores da tinham uma proposta audaciosa: a construção de uma usina de aços especiais que fosse autossuficiente em matérias primas e energia, instalada junto às fontes de minério de ferro, de carvão vegetal e de queda d’água.

Além disso, a empresa queria abastecer o mercado doméstico, cuja demanda crescia a passos largos. Nas décadas seguintes, a empresa não parou de crescer. Em 1972, a capacidade de produção da Acesita era de 300 mil toneladas por ano.

A empresa iniciou seu processo de privatização em 1988, com a criação de um grupo de trabalho encarregado de coordenar o processo, tendo representantes da empresa, do Banco do Brasil, do Ministério da Fazenda e do Conselho de Desestatização.

Anos depois, em 2007, ocorreu o lançamento mundial da marca ArcelorMittal, na França e, em setembro, o CEO do grupo, Lakshmi Mittal, visitou a planta industrial de Timóteo. Depois de sua aquisição pelo grupo, a Acesita passou a se chamar ArcelorMittal Inox do Brasil.

No dia 25 de janeiro de 2011, durante a assembleia geral extraordinária de acionistas da Arcelor Mittal, foi o desmembramento dos segmento de aço inox do grupo Arcelor. Essa data marca oficialmente o surgimento da Aperam, como uma empresa independente, tendo seu foco exclusivo no segmento de aço inox e aços especiais.

Durante toda a história do aço inox no Brasil, vimos a sua evolução tecnológica e a expansão das suas aplicações. As novas formas do aço inox estão provando o seu amplo potencial estético.

Combinando durabilidade e estética

O aço inox tem um enorme potencial como material para a fabricação de mobiliário urbano, como bancos, abrigos de ônibus, sinalização e lixeiras. É cada vez mais utilizado nos principais centros urbanos e, principalmente, nas cidades litorâneas, onde a resistência superior à corrosão do inox ganha maior importância.

Além disso, o aço inoxidável expandiu seu mercado no segmento de galpões industriais, onde a durabilidade é um fator de fundamental importância. Principalmente em segmentos industriais com ambientes agressivos, como os de papel e celulose e petroquímico.

Ele invadiu também os comércios e as nossas residências. Desde as fachadas até o mobiliário interno, as obras têm o aço inox como sua principal matéria prima. São inúmeras as possibilidades de uso do aço inox na arquitetura e na construção civil.

Veja abaixo algumas das suas principais aplicações:

Evolução do Aço Inox: A Fusão de Durabilidade e Estética - Continente Inox

É incrível como uma liga metálica com uma origem tão antiga pode ser adaptada para suprir às nossas atuais necessidades. Se você gostou dessa viagem pela história do aço inox, continue lendo e conheça a Continente Inox, uma inovadora empresa catarinense, que acompanha as necessidades e tendências do mercado!

Fonte:
CBCA – Centro Brasileiro da Construção em Aço
[email protected]
InfoEscola
Tanque de Aço Inox

Evolução do Aço Inox: A Fusão de Durabilidade e Estética - Continente Inox

Especializada na produção de artigos em aço inoxidável, a Continente Inox é uma empresa comprometida com a qualidade e a satisfação dos seus clientes.

Com know how no mercado de inox, a empresa conta com uma equipe altamente capacitada, formada por profissionais que garantem a excelência dos seus produtos e serviços.

Tendo um amplo portfólio comercial de itens personalizados, a Continente Inox oferece aos seus clientes soluções exclusivas.

Conheça neste link todas as informações de contato da Continente Inox, empresa parceira do Catálogo Empresarial CREA-SC.

Matéria escrita por: Felipe Nascimento

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *