Energia Solar: sustentabilidade e retorno financeiro – Oliveira Energia Solar

Energia Solar: sustentabilidade e retorno financeiro - Oliveira Energia Solar

Fonte: Oliveira Energia Solar

Por ser renovável e inesgotável, cada vez mais se ouve falar do uso da energia solar.

Seu uso está em alta, quer seja para o consumo sustentável e cuidados com o planeta, ou para a economia financeira de famílias e empresários.

Existem formas diferentes de captar a energia solar para uso e uma delas é por meio das placas solares, ou do sistema fotovoltaico.

Esse sistema pode produzir energia suficiente para o funcionamento de uma casa, o que de imediato trará uma significativa redução no valor da conta da concessionária que abastece a residência.

Mas, muitas pessoas ainda pensam que a energia solar é muito difícil de ser implementada por ser custosa e ter um investimento muito alto.

Também há quem pense que a manutenção é muito cara e que o retorno não existe ou é demorado.

No nosso post, vamos mostrar que todos podem usar a energia solar, sem precisar de altíssimos investimentos, sem complicadas manutenções e com retorno do valor investido mais rápido do que se pensa. Ficou interessado? Continue lendo!

Sobre as placas solares

Energia Solar: sustentabilidade e retorno financeiro - Oliveira Energia Solar

Fonte: Oliveira Energia Solar

As placas solares têm vários outros nomes:

  • painel solar,
  • placa de luz solar,
  • painel solar fotovoltaico.

Esses painéis são dispositivos que captam a energia do Sol e convertem em energia elétrica para uso no ambiente em que elas estão instaladas.

As placas geralmente são instaladas nos telhados dos imóveis, podendo ainda serem colocadas nos mais diversos lugares, até mesmo no solo.

Embora sejam práticas é preciso contar com a orientação de um profissional para o projeto e instalação, para que tudo funcione corretamente.

Como elas funcionam

Os painéis solares instalados no telhado captam a energia do Sol e todo o processo acontece por meio do chamado efeito fotovoltaico.

A energia do Sol captada pelas placas é levada até o inversor.

Esse equipamento é o agente responsável em fazer a conversão da energia solar captada, levando-a para a rede elétrica.

Dessa forma, ela fica disponível para o uso dos moradores da casa, diminuindo até 95% do valor na conta da energia elétrica paga para a concessionária.

Economia e sustentabilidade

Energia Solar: sustentabilidade e retorno financeiro - Oliveira Energia Solar

Fonte: Notícias e Negócios

A economia que as placas solares promovem tem dois papéis fundamentais:

Ajuda na sustentabilidade do planeta e na diminuição do valor da conta paga mensalmente para a concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica da sua cidade.

Por isso, a instalação dessas placas é um dos investimentos mais viáveis no momento e em pouco tempo se percebe a economia gerada.

Facilidade e praticidade na manutenção

A manutenção das placas solares, bem como dos demais equipamentos que compõem o sistema, é fácil e prática.

Assim como as telhas, as calçadas e os toldos, as placas solares também juntam poeira e parecem estar velhas, mesmo que não sejam.

O ideal é sempre que você perceber ausência de chuvas por longo período ou que sua placa está com poeira acumulada, providenciar uma lavação dela, para que não haja interferência na captação da energia do Sol.

O processo de limpeza é prático e, na maioria das vezes, basta apenas um pano e água, mais ou menos a cada 4 meses. Se a sujeira estiver muito difícil para ser retirada, pode ser usada uma escova de cerdas macias.

Cuidado, nunca use qualquer produto abrasivo!

Pequenos cuidados garantem a durabilidade

As placas solares são altamente duráveis e com pequenos cuidados é possível manter a vida útil delas.

Alguns fabricantes chegam a dar entre dez e doze anos de garantia para as placas e cinco para os inversores.

Se na região em que a placa estiver instalada tiver a presença constante de pássaros, principalmente os pombos, é preciso ficar atento, uma vez que eles podem levar excessos de outras sujeiras para o local.

Se a placa for instalada em imóvel localizado na praia, por exemplo, há no mercado um produto específico, de preço bem acessível, para usar na proteção das placas contra a oxidação.

Como você pôde observar a manutenção é fácil e prática e com esses cuidados simples todo o sistema tem uma vida útil e longa.

O retorno do investimento é garantido

Quem investe em energia solar está valorizando o seu imóvel, uma vez que imóveis sustentáveis são bem procurados e valorizados no mercado imobiliário.

Também, ao investir em energia solar, você está comprando um ativo de alto retorno.

O rendimento de um investimento em energia solar é mais alto que o da renda fixa, com isso, em pouco tempo o retorno é garantido.

Agora que você descobriu que energia solar é possível para você também, acesse a página da Oliveira Energia Solar & Eólica e economize até 95% na sua conta de luz.

Fontes:
Oliveira Energia Solar
Abril Exame

Energia Solar: sustentabilidade e retorno financeiro - Oliveira Energia Solar

A Oliveira Energia Solar & Eólica atua no mercado há 27 anos. Sua sede é no município de Garopaba, no litoral sul do estado de Santa Catarina.

Em 1992, no surgimento da empresa, ela atuava apenas no ramo de monitoramento eletrônico de alarmes 24h com serviços de viaturas próprias.

Com o passar do tempo, com o sucesso do empreendimento e com a moderna tecnologia, a Oliveira Energia Solar & Eólica ampliou sua rede de atuação no mercado.

Hoje a empresa atua na área de energias renováveis, com sistemas de energia solar fotovoltaica e eólica, oferecendo aos clientes serviços e produtos de alta qualidade e garantia de satisfação.

Conheça neste link todas as informações de contato da Oliveira Energia Solar & Eólica, empresa parceira do Catálogo Empresarial CREA-SC.

Matéria escrita por: Marlete Rodrigues

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *