Como usar xales para cortinas para deixar o ambiente mais bonito? – Sorian Cortinas

Como usar xales para cortinas para deixar o ambiente mais bonito? - Sorian Cortinas

Você sabe o que são xales para cortina? Se não sabe, está perdendo uma das melhores maneiras de deixar qualquer ambiente mais bonito.

Os xales são tecidos que sobrepõem as cortinas para criar a variação de texturas, cores e formatos. Um dos grandes segredos da vida e, principalmente, da decoração, é a variação.

Observe: tudo aquilo que contrasta e que complementa outra coisa é mais bonito, mais elegante, passando um ar mais elaborado, como a alta costura no setor da moda.

Na decoração, não é diferente. A variação de materiais, de cores, de formas e de texturas faz o ambiente parecer mais “chique”.

Uma das melhores formas de aplicar variação à sua decoração é utilizando xales nas cortinas.

Você vai descobrir agora o que são os xales e como utilizá-los para melhorar a sua decoração. Acompanhe!

O que são xales para cortinas?

Os xales, como dito antes, são tecidos que sobrepõem as cortinas. Com eles é possível produzir diversas variações.

Você encontra xales para cobrir desde a maior parte da cortina até os mais estreitos, apenas para colocar um detalhe.

Tecidos são usados para decoração desde o século XV, quando o comércio começava a se expandir entre o ocidente e o oriente médio. Com o passar dos anos, não demorou a surgirem os primeiros xales na França e ao redor da Europa.

Até hoje, eles são usados para empregar elegância e refinamento a qualquer decoração.

Como usar os xales para cortinas?

Existem várias formas de utilizar um xale. Tudo depende do gosto e da personalidade de cada um. Vamos te mostrar as principais formas de utilizar os xales para trazer mais requinte ao seu ambiente.

Xales laterais (moldura)

Os xales em posição lateral funcionam como molduras das cortinas. Você pode optar por deixar o xale de um lado só ou dos dois lados. Geralmente, é preferível utilizar uma cor mais escura do que a cortina que fica por baixo.

Você pode criar um efeito de textura utilizando uma cortina de tecido leve como o cetim como base e um xale de um tecido mais pesado, de cor escura ou forte. Isso traz profundidade à parede decorada com a cortina.

Se você tiver uma cortina em um canto onde a outra parede não tem cortina, pode optar por deixar o xale apenas na outra extremidade, para delimitar a cortina na parede. Neste caso, a lateral sem xale fica delimitada pela própria parede. Esta variação é moderna e diferente. Experimente também em passagens entre cômodos que não possuem portas.

Xale central

Outra opção também é o xale central, deixando os cantos da cortina à mostra. Ideal para cortinas que não serão abertas o tempo todo.

O xale central cai bem quando você o alinha com outros elementos da sua decoração. Exemplo: em uma sala de jantar, você pode alinhar o xale com a própria mesa.

O xale central também é uma boa opção para ambientes pequenos, onde as cortinas são mais estreitas.

Formatos de xale

Existem diversos formatos que você pode aplicar ao seu xale. Alguns dos mais comuns incluem:

  • Xale em corte reto solto: é o tecido apenas pendurado no varão da cortina e solto até o chão. Este formato é bastante utilizado em cantos de paredes onde cortinas se encontram. Também pode ser utilizado somente o xale, sem a cortina base, nas laterais de janelas pequenas;
  • Xale em corte reto preso: você prende o xale na metade, como se fosse um rabo de cavalo. Para este formato, existem duas variações, que são o xale preso firme e o xale preso leve. Este último é quando o xale fica curvado na parte interna da cortina, remetendo aos tempos antigos. O preso firme é o xale sem curvas, em formato de triângulo até o cordão. Ambas as formas são elegantes e só dependem do gosto pessoal de cada um;
  • Xale em corte irregular: é o corte do tecido já em formato curvado ou qualquer outro formato que você queira. Assim, não há necessidade de prender o xale, pois ele solto já ficará no formato desejado.

 

Acessórios para xales

Vamos te mostrar dois principais acessórios que você pode colocar no seu xale para complementar o look da sua cortina. Eles podem ser usados juntos ou separados. É você quem decide. Contudo, vale a pena lembrar de ver a cortina com olhos críticos. Assim, você evita que ela fique com excesso de informação.

Franjas

As franjas são charmosas e cheias de detalhes. Você encontra franjas dos mais variados tipos e acabamentos. Elas são usadas nas extremidades dos xales para cortina, trazendo um nível maior de detalhe.

Combinam bastante com xales que cobrem toda a parte de cima da cortina e as duas laterais, com o xale preso leve, formando curvas suaves ao redor da cortina. Também podem ser usadas em xales retos cobrindo a parte superior da cortina. Ou ainda, uma pequena faixa de xale reto com franja, sobreposta a um xale central preso firme. As variações são muitas.

Fita galão

A fita galão é uma faixa de tecido que pode ser usada para prender o xale para cortina. Existem fitas galão bordadas, pintadas, desenhadas, ou simplesmente neutras com uma cor sólida.

É uma alternativa que traz mais elegância à cortina do que somente prender com o cordão. Você pode combinar a cor da fita galão com a cor da cortina base ou da franja. Pode também escolher uma fita galão um tom acima ou abaixo da cor do xale para cortina.

Como combinar as cores?

Para saber qual cor escolher para cada elemento da sua cortina, o conceito é baseado no círculo cromático. É um círculo que contém todas as cores primárias, secundárias e terciárias. Ele auxilia na harmonização de uma cor com a outra.

Alguns exemplos são:

  • Diferentes tons da mesma cor, também conhecido como tom sobre tom;
  • Cores complementares, que ficam em posições opostas no círculo, como o laranja e o azul;
  • Cores análogas, que ficam lado a lado, possuindo tons parecidos entre si, como azul e violeta.

Você pode tentar combinar as cores da sua maneira, mas o ideal é deixar isso para um profissional. Afinal, se você fizer uma combinação inadequada, pode prejudicar toda a aparência do seu ambiente.

Se estiver em dúvida, opte por combinar o branco ou cinza claro com uma cor mais viva de sua preferência. Como são cores neutras, o branco e o cinza combinam com todas as outras.

Conheça neste link todas as informações de contato da Sorian Cortinas e Decoração, empresa parceira do Catálogo Empresarial CREA-SC.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *