Bauma Engenharia: 6 tendências da construção civil em 2018

O ano de 2018 chegou e trouxe com ele muitas expectativas. Alguns especialistas já fizeram suas projeções e destacaram algumas tendências da construção civil. Coletamos informações de alguns desses especialistas e trouxemos para você. Confira a seguir.

Imagem: Freepik

 

Segundo o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP),  indústria de construção deve crescer 2% em 2018, amparado em uma possível redução dos estoques de imóveis e distratos e nas obras de infraestrutura e das unidades contratadas dentro do Minha Casa Minha Vida.

Essa estimativa também leva em conta a tendência de ampliação do crédito imobiliário por agentes financeiros, tendo em vista aspectos macroeconômicos favoráveis, como inflação baixa e queda no juro real. A entidade pondera, contudo, que o cenário traçado para 2018 está sujeito às incertezas políticas e ao quadro fiscal preocupante no país.

 

Além dessa breve análise, como prometido, trouxemos também 6 tendências da construção civil em 2018:

 

1. Aumento da presença feminina na construção civil

 Cada vez as mulheres vêm ganhando mais espaço neste setor, sobretudo nos últimos 10 anos. Sua presença na construção ainda é bem inferior quando comparada à presença masculina, porém os números tendem a aumentar, tanto na mão de obra quanto nos cargos gerenciais. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, entre 2007 e 2009 a contratação de mulheres na construção civil deu um salto de 44,5%. Atualmente, estima-se que mais de 200 mil mulheres trabalhem na área, de maneira formal ou autônoma.

  1. Projetos colaborativos

Outra forte tendência da Construção Civil para este ano é o aumento do uso de métodos colaborativos no canteiro, como o BIM (Building Information Modeling). Ele nada mais é que um sistema de modelagem de projetos. No BIM, toda a equipe pode visualizar e atualizar o projeto construído em um modelo 3D, possibilitando o gerenciamento das informações antes, durante e após o término da operação.

Imagem: Freepik

 

  1. Construção enxuta (lean construction)

A construção enxuta (ou lean construction) consiste no corte de demandas que não agregam valor à construção e no amparo constante do trabalho na obra, executando cada etapa no momento certo. Por exemplo, a produção, o transporte de materiais e as ferramentas a serem compradas no tempo exato em que se fazem necessários.

  1. Construção modular

Apesar de não ser uma novidade, crê-se que a utilização deste método de construção vá  aumentar em 2018. Pois a qualidade, o tempo e as preocupações trabalhistas tornam essa alternativa mais atrativa do que os métodos tradicionais de construção.

Sempre há uma preocupação em enxugar o cronograma de execução de um projeto e economizar os custos. E a construção modular ou pré-fabricada tem a capacidade de fazer isso. Além disso, se você utilizar produtos pré-fabricados, como a argamassa estabilizada, pode ser mais fácil manter o controle de qualidade e lidar com questões como mão de obra, área para fabricação e imprevistos causados pelo clima.

  1. A Internet das Coisas

Famosa no meio digital, a Internet das Coisas (Internet of Things), quando aplicada à Construção Civil, busca para reduzir os custos e melhorar a eficiência continua, colaborando com a já citada Lean Construction.

Muitos profissionais estão se voltando para as opções de IoT para melhorar as operações no canteiro de obra. Pois com este recurso faz-se possível o rastreamento de equipamentos e funcionários, tecnologias vestíveis, através do uso de drones e outras fontes de informações. Isso pode garantir que os trabalhadores estejam protegidos contra acidentes ou, pelo menos, conscientes dos perigos do local de trabalho. Outro exemplo é o uso de sensores nos equipamentos para monitorar se a maquinaria precisa ser reparada.

  1. As realidades virtual e aumentada

 A realidade virtual pode ajudar, e muito, os profissionais da construção civil. Isso porque essa tecnologia é capaz de realizar empreendimentos em modelos 3D. Essas tecnologias também podem melhorar a colaboração entre as partes interessadas do projeto antes mesmo do início da construção, permitindo que a equipe preveja futuros problemas e possa resolvê-los antes mesmo de iniciar o projeto.

Imagem: Pixabay

 

Bauma Engenharia: Sua obra nas mãos de quem entende

 A Bauma Engenharia se apresenta como alternativa do mercado para a elaboração de projetos e gerenciamento de obras de Construção Civil e empreendimentos imobiliários. Sua experiência global dos processos técnicos e burocráticos da construção, permitem fornecer um serviço de grande valia aos proprietários e empreendedores.

Com uma experiência de 30 anos e 300.000 m2 de trabalhos realizados, a equipe da Bauma está habilitada a lhe oferecer um serviço confiável, dentro da modernidade dos processos produtivos terceirizados e especializados.

Construir com gerenciamento Bauma é ter como parceira uma empresa com experiência e capacidade operacional de solucionar sua necessidade global de um processo construtivo, dos seus projetos à sua conclusão e legalização.

 

Aqui neste link você encontra as informações de contato e a localização da Bauma Engenharia, nossa empresa parceira, registrada no CREA-SC.

 

Fontes:
G1

Buildin

Essor Seguros

 

Matéria escrita por:

Felipe Nascimento

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *