A importância do controle de acesso em condomínios e empresas – Construsat

A importância do controle de acesso em condomínios e empresas - Construsat

Fonte: Residencial Barcelona

A violência chegou a índices alarmantes e hoje, lamentavelmente, está espalhada por todo o país.

Infelizmente quadrilhas organizadas estudam e desenvolvem planos para invasões a condomínios e empresas, para assim realizarem furtos e sequestros.

Nessa perspectiva, é indispensável o controle de acesso das pessoas que chegam às portarias, para evitar as invasões e os traumas causados por atos criminosos.

Para ajudar, apresentaremos as opções e a importância do controle de acesso em condomínios e empresas. Continue lendo nosso post e saiba mais!

 

Sobre as invasões

Os criminosos costumam estudar suas vítimas antes de aplicarem seus golpes e seus crimes.

Eles fogem das dificuldades e estão atentos aqueles que oportunizam boas possibilidades de êxito na prática das suas atividades.

Percebem o comportamento dos condôminos, o funcionamento para entrada de veículos nas garagens e pelo hall principal do edifício.

Com base na observação, eles escolhem aqueles que são mais relapsos com a segurança e planejam a invasão.

A importância do controle de acesso em condomínios e empresas - Construsat

Fonte: Condomínio Perfeito

Motivadores para o crime

Como já falamos, alguns pontos são verificados pelos criminosos para escolherem o local onde irão agir.

Itens que o criminoso leva em conta para escolher suas vítimas:

  • Portões e portas abertas;
  • Portões e portas fechadas, mas não chaveadas;
  • Não utilização de câmeras de segurança;
  • Não utilização de sistemas eletrônicos de acesso;
  • Não utilização de alarmes;
  • Não monitoramento externo por empresa especializada.

Quando estes itens fazem parte da realidade de um condomínio ou de uma empresa, estes passam a ser candidatos preferenciais pelos criminosos.

 

Dicas da Polícia Civil para diminuir os riscos

A Polícia Civil, preocupada com os números que avançam quando o assunto é segurança, apresenta algumas dicas que podem evitar a invasão de criminosos.

  1. Muito cuidado quando for entrar no edifício onde reside ou trabalha, porque alguns bandidos podem tentar a chamada “carona”, fingindo-se de carteiros, vendedores, visitantes ou qualquer desculpa para poderem adentrar ao ambiente.
  2. Infelizmente é necessário desconfiar de todas as pessoas que se apresentam como trabalhadores para dar manutenção em algum ponto do edifício. Antes de abrir, é necessário solicitar informações do contratante e confirmar com este a veracidade da informação.
  3. Cuidado com as informações passadas a desconhecidos quando for abordado e questionado a respeito de algum morador ou trabalhador do edifício, os criminosos desejam conhecer hábitos e detalhes para poderem planejar ações.
  4. Não use placas de vendas ou aluguel nas janelas dos edifícios, pois o criminoso pode solicitar informações à recepção se fazendo passar por um possível interessado, e poderá usá-las em outro momento para ter acesso ao ambiente.
  5. Nunca deixe as chaves do seu apartamento ou escritório na portaria, uma vez que o criminoso poderá achá-las ou obrigar ao recepcionista a informar quais portas elas abrem.

 

A importância do controle de acesso em condomínios e empresas - Construsat

Fonte: Pixabay

Como controlar o acesso?

O ideal seria, além de todo um sistema de segurança eletrônica, ter também, nas 24 horas do dia, a presença de um recepcionista para o monitoramento da entrada e saída de moradores, visitantes e profissionais para entregas e manutenção.

No entanto, tudo depende do orçamento do condomínio ou da empresa para cobrir estas despesas que sabemos que podem onerar os custos e elevar substancialmente as taxas.

No entanto, é possível minimizar o problema a partir de uma conscientização das pessoas que trabalham ou residem no edifício com relação à segurança.

Além disto, existem outras ferramentas que podem auxiliar no controle de acesso:

  • Cercas elétricas;
  • Portões e portas eletrônicos com acesso via senhas;
  • Interfones para contatos com as salas/apartamentos;
  • Central de alarme monitorada;
  • Sensores para iluminação;
  • Sensores de incêndio;
  • Câmeras de segurança.

Você tem a impressão, após a leitura deste post, que existe vulnerabilidade em seu condomínio ou na sua empresa? Conheça a Construsat, empresa especializada na área de segurança que pode ajudá-lo a minimizar possíveis problemas.

Fontes:
Polícia Civil de Santa Catarina

 

A importância do controle de acesso em condomínios e empresas - Construsat

A Construsat atua no mercado desde 1997, atendendo a região litoral norte do estado de Santa Catarina.

Contribuindo de forma efetiva nos segmentos de Automação, Segurança, e Telecom, a Construsat desenvolve projetos específicos atendendo de maneira personalizada cada cliente que a procura.

A Construsat tornou-se referência nas áreas em que atua e é considerada pelos seus parceiros como ponto de apoio da região, sendo a primeira revenda Ouro Intelbras no município de Balneário Camboriú.

Com uma equipe altamente qualificada, a Construsat está à disposição do mercado para oferecer a melhor solução na área de segurança, atendendo a condomínios e empresas que necessitam uma avaliação a este respeito.

Conheça neste link todas as informações a respeito da Construsat, empresa parceira do Catálogo Empresarial CREA-SC.

Matéria escrita por: Marlete Lopes

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *