Relacionamento e certificação: ação prioritária do Crea-RJ

A fiscalização do exercício das profissões relacionadas à Engenhara, à Agronomia, à Geologia, à Geografia e à Meteorologia se constitui no principal negócio do Crea-RJ. Uma fiscalização dinâmica e atuante, baseada na diversidade vocacional do Estado do Rio de Janeiro, contribui certamente para dar impulso a todos os segmentos da cadeia produtiva onde o Crea-RJ deve atuar: construção civil, petróleo e gás, energia, telecomunicações, setores agrícola, florestal, mineração, indústria siderúrgica e metal-mecânica, setores portuário, de logística etc.

Ação de Relacionamento

O Crea-RJ vem priorizando estratégias de fiscalização de forma mais amistosa. Visa orientar antes de punir. A iniciativa, além de atrair mais resultados, enfatiza a valorização do exercício das profissões fiscalizadas.

A ampliação da presença do Crea-RJ na sociedade vem sendo executada por meio de ações de relacionamento com instituições públicas e pessoas jurídicas de direito privado. São as seguintes as ações em curso:

  • Formalização de convênios com instituições públicas, visando a regularização dos seus empregados/servidores e a regularidade dos contratos com fornecedores;
  • Ação junto às empresas buscando a sua regularidade, mediante a inclusão de todos os seus profissionais no quadro técnico. Isso valoriza os profissionais e qualifica a empresa que os emprega;
  • Certificação de conformidade com o exercício profissional.

Os convênios em fase de formalização, além de importância inquestionável para a atividade da fiscalização, proporcionará ao Crea-RJ um importante instrumento para a motivação do registro de Anotação de Responsabilidade Técnica – ART espontânea, considerando-se que em muitas instituições públicas as ARTs deixam de ser exigidas ou mesmo vem sendo solicitadas de forma insuficiente.

Certificação de conformidade

O Programa de Certificação de Conformidade com o Exercício Profissional, em andamento, prioriza a abordagem de pessoas jurídicas de médio e grande porte, pública ou privada. Assim, empresas como Petrobras, Eletronuclear, Cedae, Ampla, Transpetro, indústrias dos setores naval, automobilístico, da construção civil, dentre outras, vêm tendo prioridade no processo de certificação. A ação deverá se estender a empresas de pequeno porte que queiram obter a certificação de conformidade concedida pelo Crea-RJ.

As ações de fiscalização, relacionamento e certificação visam a assegurar que os serviços e obras sejam executados por profissionais habilitados, com respeito ao meio ambiente, à ética profissional e aos padrões de qualidade exigidos para cada uma das atividades desenvolvidas no âmbito das profissões de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia. Desta forma, o profissional é valorizado, a segurança jurídica dos gestores públicos e privados é garantida e à população é assegurada o seu direito à tranquilidade na vida em sociedade, evitando que a integridade corporal ou os seus bens sejam expostos ao risco.

Mais informações sobre a certificação podem ser obtidas no portal www.crea-rj.org.br ou com a Equipe de Certificação, pelos telefones (21) 2179-2029 e 2179-2030 ou pelo e-mail: [email protected]