Mensagem do Presidente da AMPESC

A AMPESC está em todas as regiões do Estado, desenvolvendo a forte vocação local, que é uma das características de Santa Catarina, seja na economia, na cultura, na distribuição da população.

Com a abertura da economia brasileira para o mundo, verificou-se que, para podermos competir com os outros países nos campos econômico e científico, teríamos de superar nossa defasagem em número de cidadãos com o ensino superior.

Para isso, o Brasil adotou o que a grande maioria de países emergentes encontrou como solução: abrir para a iniciativa privada a possibilidade de oferecer esse ensino à população.

Instigados por essa missão, um grupo de dirigentes catarinenses criou em 2000 o Sistema Ampesc, que conta atualmente com mais de 70 faculdades particulares associadas. Juntas, elas geram 25 mil empregos diretos e indiretos, têm cerca de 120 mil estudantes em 600 cursos de graduação e pós e já permitiram a realização do sonho do ensino superior para mais de 60 mil catarinenses.

As faculdades são fiscalizadas pelo MEC, mediante avaliação criteriosa para lançarem os cursos. Os avaliadores conferem, entre outros quesitos, se os cursos estão condizentes com o que exige o mercado de trabalho. Afinal, a faculdade necessita estar em sintonia com as suas demandas.

O país tem como meta 33% de matrículas na Educação Superior da população de 18 a 24 anos, mas estamos hoje apenas com a metade da meta atingida. Santa Catarina está acima da média, mas ainda há muito pela frente. Estamos no caminho certo, pois somos responsáveis por 40% dos estudantes no ensino superior em Santa Catarina.

A Ampesc já abriu lutas importantes – como a do Artigo 170 – por acreditar na importância da atuação das faculdades particulares na função pública de formar cidadãos. Hoje, cerca de 30% dos nossos estudantes têm contrato com o Fies e mais de 40 mil recebem algum tipo de bolsa.

A promoção da interiorização é outro destaque entre as instituições filiadas da Ampesc. Estamos em todas as regiões do Estado, desenvolvendo a forte vocação local, que é uma das características de Santa Catarina, seja na economia, na cultura, na distribuição da população. É dessa forma que o Sistema de Faculdades Particulares Ampesc vem contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do Estado e auxiliando para que Santa Catarina apresente um dos melhores IDH do país.

Prof. Expedito Michels
Presidente do Sistema Ampesc