Mensagem do Presidente


Lançamos a 21ª edição do Cadastro Industrial do Estado do Rio de Janeiro certos de que nosso estado avançou, e muito, em diversos aspectos.

E, a despeito da conjuntura econômica, esperamos que o Rio de Janeiro continue sendo um excelente centro de oportunidades.

O Estado do Rio de Janeiro espera para as próximas duas décadas investimentos importantes que vão além dos jogos esportivos e da intensificação da exploração de petróleo e gás natural, vocação natural do estado.

No curto prazo, porém, temos uma tempestade a enfrentar. Os desafios atuais da economia brasileira, e o esforço que será necessário para o seu ajuste, vão impor ao país sacrifícios e custos em termos de produção, emprego e crescimento econômico. Precisaremos sobreviver no curto prazo e planejar o futuro.

Diante dessa realidade, o Sistema FIRJAN mobilizou mais de 1.000 empresários e os prefeitos do Estado do Rio nos últimos quatro anos em seminários regionais para discutir as necessidades existentes e antecipar ações a serem implementadas desde já de modo que todos os municípios possam estar prontos para aproveitar as oportunidades futuras, em horizonte de cinco a 15 anos. Os resultados desses seminários foram compilados no documento “Visões de Futuro”, onde são apontadas as ações concretas de infraestrutura e de qualificação de mão de obra que as prefeituras de todas as regiões do estado precisam adotar desde já. Entregue aos candidatos ao governo do Estado do Rio durante as eleições, o relatório “Visões de Futuro” é um importante instrumento para auxiliar as autoridades públicas e a sociedade civil a vislumbrar caminhos possíveis para o crescimento e o desenvolvimento de nosso estado.

O Sistema FIRJAN, no âmbito de sua missão de promover a competitividade empresarial, a educação e a qualidade de vida do trabalhador, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável do Estado do Rio de Janeiro, encara com grande entusiasmo as oportunidades futuras e coloca-se como parceiro do estado no desdobramento das ações apontadas no “Visões de Futuro”. Por meio das entidades FIRJAN, SENAI, SESI, IEL E CIRJ em suas 69 unidades, capacitamos profissionais, oferecemos serviços de saúde aos trabalhadores e suas famílias e realizamos estudos para promover a competitividade empresarial e o desenvolvimento do Estado do Rio. Os estudos de avaliação de impactos do Arco Metropolitano e da ampliação da Via Light são exemplos claros da contribuição do Sistema FIRJAN para alavancar obras importantes em nosso estado.

Desenvolvemos ainda o Programa SESI Cidadania, que leva educação, esporte, lazer, saúde e cultura a moradores de todas as comunidades pacificadas na cidade do Rio, e acumula mais de um milhão de atendimentos realizados desde a sua criação, em agosto de 2010.

Nacionalmente, atuamos em temas críticos para a competitividade empresarial, como a revisão de texto e prazos para aplicação da Norma Regulamentadora 12 (NR-12), a redução do custo da energia elétrica e do fim da multa de 10% do FGTS em casos de demissão sem justa causa, auxiliando empresas do Brasil e do Rio de Janeiro.

Dessa forma, apresentamos este guia, que vai auxiliar o estado do Rio a divulgar para todo o país nossa cadeia produtiva e criando oportunidades para a nossa indústria.

Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira  

Presidente do Sistema FIRJAN