CREA-SC: A marca da responsabilidade


Em todos os lugares, onde houver uma atividade que exija conhecimento e responsabilidade técnica, há o trabalho de um profissional do CREA. É ele que garante a confiabilidade de projetos, obras e serviços essenciais para toda a nossa sociedade. 

A fundação do CREA-SC há 58 anos coincide com o crescimento exponencial engenharia, da agronomia e da indústria catarinense, atraindo investimentos externos e internos e conduzindo o Estado a um patamar de excelência na área tecnológica.

A atual gestão, sob a administração do Eng. Civil e de Seg. do Trab. Carlos Alberto Kita Xavier, tem como objetivo principal valorizar os profissionais e a engenharia catarinense, reafirmando a autoridade técnica nos serviços e processos que envolvem a dinâmica da vida na cidade e no campo.

O CREA-SC reúne a maior comunidade profissional do estado, entre engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas, tecnólogos, técnicos industriais e agrícolas. São mais de 67.000 profissionais e 14 mil empresas registradas.  

Com uma estrutura descentralizada – 23 inspetorias, 7 escritórios e 3 postos de atendimento em Santa Catarina, o Conselho tem a colaboração de mais de 250 funcionários e o trabalho honorífico de 87 conselheiros, representantes de  entidades de classe e instituições de ensino do setor tecnológico – que formam o Plenário do CREA, além de 30 Diretores Regionais e 375 Inspetores no estado.

O CREA-SC tem como competência legal a fiscalização e regulamentação do exercício profissional, verificando a habilitação e a responsabilidade técnica dos profissionais. A Fiscalização orientativa, considerada exemplo no sistema em todo o País, é realizada por uma equipe de 60 agentes fiscais. Há também uma grande inserção social do Conselho e a parceria com diversos órgãos em fiscalizações preventivas, campanhas e vistorias, como na área de segurança do trabalho.

Visando o aperfeiçoamento dos serviços prestados o CREA lançou a nova Sart Web, ART Eletrônica, renovou sua frota da fiscalização e trabalha em diversos programas e projetos visando à formação de novas lideranças e a aproximação com as Instituições de Ensino. O CREA-SC recebeu em 2014 a Certificação e em 2015 a Manutenção do Processo da ISO 9001:2008.

O objetivo para este ano é aumentar o escopo para o Registro de Pessoa Jurídica e também para o serviço de Acervo Técnico.

Missão

Atuar com eficácia na orientação, fiscalização, valorização e aperfeiçoamento do exercício profissional, promovendo a melhoria da segurança e da qualidade de vida da sociedade.

Visão

Ser reconhecido pela sociedade e pelos profissionais como instituição-referência por sua eficácia, integridade e credibilidade.

Objetivos Estratégicos

1. Consolidar o sistema de gestão, buscando melhoria contínua dos processos, tornando a administração do CREA-SC ainda mais eficaz e transparente;
2. Ampliar e aprimorar a fiscalização buscando máxima eficiência;
3. Implantar novas tecnologias na fiscalização;
4. Valorizar o exercício profissional;
5. Promover a integração e o desenvolvimento dos colaboradores;
6. Fortalecer o relacionamento com a sociedade.