A Instituição

O CREA-RJ, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro é uma autarquia dotada de personalidade jurídica de direito público, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro e jurisdição em todo o estado, sendo composto por Plenário (representado pelas instituições de ensino superior e pelas entidades de classe, cujo terço é renovado anualmente), Câmaras Especializadas, Presidência, Diretoria e Inspetorias.

O CREA-RJ exerce o papel institucional de primeira e segunda instância, orienta e fiscaliza o exercício profissional, verificando e valorizando o exercício legal e ético das profissões do Sistema Confea/CREA, visando ser reconhecido pelos profissionais do Sistema e pela sociedade como instituição de excelência por sua atuação ágil, eficiente e íntegra.

Negócio

Habilitação e Fiscalização do Exercício Profissional, em defesa da sociedade.

Missão

Garantir à sociedade a eficácia de suas ações institucionais, verificando e valorizando o exercício legal e ético das profissões do Sistema Confea/Crea.

Visão

Ser reconhecido como instituição de excelência, essencial à sociedade por sua atuação ágil, eficiente e íntegra.

Valores

  • Excelência no atendimento;
  • Valorização profissional;
  • Comprometimento com os resultados organizacionais;
  • Iniciativa e Criatividade;
  • Credibilidade;
  • Valorização dos colaboradores;
  • Ética e legalidade;
  • Transparência;
  • Sustentabilidade.

CÓDIGO DE ÉTICA: RESPONSABILIDADE E ÉTICA PROFISSIONAL

Os padrões atuais de desenvolvimento de novos produtos, de transferência de tecnologia, de construção de alianças estratégicas e de cooperação tecnológica exigem um novo perfil de competências. A tecnologia vem adquirindo importância cada vez maior na sociedade contemporânea.

No entanto, o avanço tecnológico não está ligado apenas a máquinas ou microcomponentes eletrônicos. Ele é fruto de um processo complexo que tem em sua base seres humanos, profissionais envolvidos no planejamento, pesquisa e aplicação das tecnologias.

Entendendo essa realidade, o Crea-RJ, além de fortalecer suas estruturas e intensificar sua atuação, muda de paradigma para se transformar em uma organização mais ágil, moderna, desburocratizada, online e tecnologicamente conectada com o futuro.

A ação de uma instituição forte e comprometida com o desenvolvimento é fundamental para assegurar que o crescimento aconteça em equilíbrio com o exercício ético da profissão.

Ciente de que os profissionais da área tecnológica são os mais capacitados para contribuir, no âmbito da sociedade civil, para o desenho e a execução dessa política tecnológica para o país, o Conselho lhes propõe um novo padrão de relacionamento, baseado na CONFIABILIDADE das informações prestadas.

Assim, aliando sua modernização ao fortalecimento de suas estruturas – que inclui uma Comissão de Ética Profissional – o Crea-RJ intensifica a sua missão e reafirma o seu compromisso de cumprir sua função social com responsabilidade e ÉTICA PROFISSIONAL.

O Código de Ética Profissional está disponível no portal www.crea-rj.org.br.